Data festiva há 147 anos na capital gaúcha, o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrado nesta quarta-feira, 2, de forma inédita no Santuário Navegantes. Uma missa em formato híbrido recebeu mais de 100 fiéis e foi transmitida pelo Facebook da instituição. Sem se realizar desde antes da pandemia, em 2020, pela primeira vez a festa aconteceu em formato híbrido e incluiu o deslocamento inédito da santa até os moradores da Ilha da Pintada, no último dia 23.

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado da primeira-dama Valéria Leopoldino, do vice-prefeito Ricardo Gomes e sua esposa Paola Donida, prestigiou a missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Splenger. O secretário Municipal da Cultura, Gunter Axt, e o adjunto da pasta Clóvis André também estavam presentes, além do titular da Secretaria Extraordinária para os 250 anos, Rogério Beidacki. A celebração reuniu também vereadores da cidade, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e o atual governante do Estado, Eduardo Leite.

Para Sebastião Melo, a Festa de Navegantes se confunde com a história de Porto Alegre.

“Pelo segundo ano consecutivo, não foi possível realizá-la no seu formato original, mas manifestei aqui ao Dom Jaime a nossa vontade de termos, em agosto, uma procissão especial alusiva aos 250 anos” – Prefeito Sebastião Melo.

Ricardo Gomes pediu tempos melhores à Nossa Senhora. “Estamos celebrando esse dia e pedindo tempos de paz e saúde, além de um ano abençoado para todos nós.”

A programação da novena, celebrações e homenagens teve apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e foi promovida pelo Santuário Navegantes e a Produtora Cultura em Cena, com apoio da emenda parlamentar do vereador Aldacir Oliboni.

O adjunto da pasta da Cultura no município, Clóvis André, enfatizou que apostar no contexto estabelecido pelas restrições da pandemia não tirou o brilho da festa: “Encontramos uma maneira também bonita e simbólica de agradecer e homenagear Nossa Senhora dos Navegantes.”

Por volta das 10h30, os fiéis puderam chegar perto da santa na Tenda das Visitações. Priorizando a segurança da população e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, as atividades e homenagens, que tiveram início em 23 de janeiro, encerram-se nesta quarta. Ainda é possível acompanhar pelo Facebook Santuário Navegantes e de forma presencial na igreja da Zona Norte. Todas as celebrações ocorrem no Santuário Navegantes e são limitadas a 150 pessoas, respeitando os protocolos relativos à pandemia, como álcool gel, medição de temperatura, espaçamento nos bancos.

Ainda é possível acompanhar: das 14h às 15h, a missa com padre Luiz Ricardo Xavier; das 16h às 17h, com o padre Jaime José Caspary; e das 18h às 19h, com o padre Romeo Maldaner. Das 19h30 às 20h, acontecerá a Solene Entronização de Nossa Sra. dos Navegantes no seu Santuário, passando num carpete azul de 30 metros com iluminação cênica, conduzida pelos Guardiões da Nossa Sra. dos Navegantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Compartilhe essa notícia: