A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a habilitação de novas plantas frigoríficas de aves para exportações ao México, conforme anúncio feito hoje (19) pelo Ministério da Agricultura.

Ao todo, 26 plantas foram habilitadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Minas Gerais, em Goiás e no Distrito Federal. No RS, as unidades são das empresas BRF, JBS, Agrosul e Nova Araçá. Também integram a lista no país Coasul, Copacol, Somave, Bello Alimentos, GT Foods, Aurora Alimentos, Frangos Granjeiro, Frangos Pioneiro, Jagua Frangos, Seara, Nutriza, São Salvador, Pif Paf, Dip Frangos, Safrio e Vapza.

De acordo com o presidente da ABPA, Francisco Turra, as novas habilitações vão gerar impactos positivos já nas exportações de 2019.

– O mercado mexicano apresentou um exponencial crescimento nas importações de carne de frango brasileira ao longo de 2018. A sinalização é de um cenário ainda mais demandante no próximo ano, o que deve influenciar o saldo geral das exportações do Brasil. A novas habilitações mostram a confiança do México no sistema brasileiro, o que gera boas expectativas acerca da abertura do mercado à carne suína do Brasil – analisa Turra.

Entre janeiro e outubro deste ano, o México importou 95,5 mil toneladas de carne de frango, volume 8% superior às 88,5 mil toneladas embarcadas no mesmo período de 2017.

 

Fonte: Critério Assessoria

Foto: Reprodução/divulgação

Compartilhe essa notícia: