Com a remessa de vacinas da AstraZeneca retidas pelo governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo suspendeu temporariamente a realização de drive-thrus para aplicação de primeira dose contra a Covid-19, uma das estratégicas que tem se revelado mais eficiente para vacinar um grande número de pessoas em um único dia sem provocar aglomerações.

O município irá receber 1.520 doses da CoronaVac na segunda-feira (10/05) para a segunda dose deste imunizante. Estas doses serão aplicadas em quem está em atraso para receber a segunda aplicação (mais de 28 dias) e em pessoas que receberam a primeira imunização em unidades de saúde. Quanto a sua execução, ocorrerá nas próprias unidades de saúde, que farão o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas. Ou seja, a pessoa precisa aguardar o contato para se deslocar até a unidade de saúde.

Já a aplicação da segunda dose da AstraZeneca ocorrerá na terça-feira (11/05), em formato drive-thru. O grupo contemplado será os profissionais de saúde que receberam a primeira imunização nos dias 10 e 11 de fevereiro. Entre as áreas de atuação, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, o próprio município fez a reserva da quantidade de vacina necessária para esta segunda dose. Acompanhe o vídeo abaixo:

 

 

Para a vacinação

Para receber a segunda dose da imunização são imprescindíveis apresentar: documento com foto, documento que comprove vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde em Novo Hamburgo (carteira de trabalho comprovando vínculo ativo ou contracheque atualizado, do mês anterior, ou declaração de vínculo emitida pelo empregador, registrada em cartório, contendo razão social e nome fantasia do serviço de saúde, número do CNES, endereço do serviço de saúde, nome completo, CPF ou RG do funcionário e data atual) e o comprovante da aplicação da primeira dose.

Cronograma

O sistema de drive-thru para primeira ainda ocorre neste sábado (08/05), a Fenac. Estão sendo vacinados o grupo de pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades. Além de doentes renais crônicos em diálise, portadores de síndrome de Down e gestantes com ou sem comorbidades, estes três maiores de 18 anos.

A partir de segunda-feira (10/05), pessoas destes grupos que não puderam comparecer ao drive poderão agendar a primeira dose em uma das 19 unidades de saúde da rede básica do município. Também seguem os agendamentos de primeira dose para todos os demais grupos já contemplados.

 

Foto: Lu Freitas/ Divulgação/ Cidades

Vídeos: Divulgação/ Prefeitura de Novo Hamburgo

Compartilhe essa notícia: