A Corsan executa, nesta quarta-feira (21), uma das principais etapas para colocar em operação a adutora de água que vai ampliar em 30% o abastecimento de água em Canela e Gramado. Para realizar o serviço, será necessário interromper o abastecimento, podendo haver oscilação na disponibilização de água nos dois municípios a partir das 8h do dia 21. A normalização do sistema deve ocorrer até a madrugada de quinta-feira (22).

As ações que serão realizadas:

– Interligação de adutora de água bruta para levar água de São Francisco de Paula a Gramado e Canela.
– Substituição de quadros de comando e instalação de conversores de frequência.
– Substituição de ventosa na adutora de água tratada Canela/Gramado.
– Adequação de floculadores da Estação 2 para nova condição de operação.

Informações podem ser obtidas no site da Corsan, na seção Situação do Abastecimento de Água , ou pelo Corsan 24 Horas (0800 646 6444).

Iniciativas para garantir o abastecimento contínuo em Canela e Gramado

A Corsan intensifica ações para atender a antigas demandas da população de Gramado, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água. Além dessa adutora, o novo reservatório de 3.000 metros cúbicos (m³), na Aldeia do Papai Noel, foi inaugurado e está em plena operação.

Para o abastecimento de água, ainda foram realizadas melhorias operacionais no sistema integrado de Canela e Gramado, o que possibilitou o aumento de capacidade de produção em 20% para as duas cidades. Foi iniciada a execução dos serviços do contrato de performance, com o objetivo de reduzir perdas comerciais e operacionais e, consequentemente, melhorar a utilização e o fornecimento de água para os clientes.

Com conclusão prevista para dezembro, está em andamento a instalação do Centro de Controle Operacional, que inclui sala de controle e equipamentos de telemetria em vários pontos das cidades e vai permitir o acompanhamento do sistema on line, agilizando os atendimentos.

No tratamento de esgotos, estão em fase de licitação as Estações de Tratamento de Esgoto pré-fabricadas para Canela e Gramado, com dois módulos para cada cidade. A Corsan também realiza diagnóstico para identificar a situação das ligações de esgotos, apurando se os imóveis têm sistemas individuais de tratamento de esgotos; se têm dimensão adequada; se necessitam de limpeza; se apresentam regular funcionamento; e se estão interligados à rede pública cloacal. Em parceria com a prefeitura, uma força-tarefa verifica a existência de lançamentos clandestinos de esgotos cloacais na rede pluvial ou de esgotos pluviais na rede cloacal, adotando as medidas administrativas necessárias.

 

Fonte: Secom Governo do Estado do RS

Compartilhe essa notícia: