Nova unidade terá área construída de aproximadamente 2,4 mil m². Foto: Foto: Rafael Longaray Fernandes/SOP

Iniciada em dezembro de 2022, a nova sede do 33° Batalhão de Polícia Militar Irmãos Murussi (33 BPM), em Sapucaia do Sul, chegou a 47,83% de construção. O novo local é uma antiga demanda da comunidade. Executada pela Toro Engenharia e fiscalizada pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), a previsão de entrega está prevista para junho de 2024. Até a conclusão da obra, o batalhão continuará atendendo na Rua Lindolfo Collor, 66, no Centro, onde está, em espaço alugado pela prefeitura, desde outubro de 2019.

Localizada na Rua Modesto Dias, no bairro Nova Sapucaia, a nova unidade terá área construída de aproximadamente 2,4 mil m² e investimentos de quase R$12 milhões do Estado. A área coberta contará com seis blocos, divididos nas seguintes áreas: administrativo, alojamentos, academia, linha de tiro (para realização de treinamentos) e auditório com cerca de 200 lugares. Outro bloco terá a estrutura do quartel, guarita, abrigos de gás e gerador e subestação elétrica, além de depósito de lixo. Além disso, estão previstos cisterna e reservatório de água.

Esta é uma obra prioritária do Programa RS Seguro, vinculado ao Gabinete do Governador e viabilizada com recursos do Programa Avançar. Para o diretor-executivo do programa, delegado Antônio Padilha, a concretização desta iniciativa, que faz parte do Eixo 3 do Programa RS Seguro, busca qualificar o atendimento ao cidadão e valorizar os profissionais que exercem as suas atividades no 33º BPM. “Esse novo e moderno espaço trará visíveis melhorias no atendimento direto à população, além de possibilitar que os servidores possam desempenhar as suas funções com a máxima potencialidade”, afirmou Padilha.

Para o comandante do 33º BPM, major Leandro Silva da Silva, o novo espaço atenderá às necessidades do efetivo e poderá ser referência para a construção de outros quartéis no Estado. “A Brigada Militar é uma força de segurança reconhecida pelos seus serviços e pelo policiamento ostensivo. Ter uma sede própria certamente refletirá na autoestima dos nossos policiais”, completou o oficial. Segundo ele, o fato de o batalhão ter uma sede própria também é importante para a comunidade, que reconhece o trabalho do BPM e tem uma forte ligação com a corporação.

“O governo do Estado trabalha para que os serviços públicos tenham equipamentos melhores e mais eficientes. Nossas equipes buscam oferecer espaços qualificados para os servidores e também para atender melhor aos cidadãos. O 33º BPM terá um prédio moderno e adequado às suas necessidades”, destacou a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte.

Histórico

O 33º BPM surgiu como destacamento da 2ª Companhia do 3º BPM, de Novo Hamburgo, em 17 de outubro de 1990. Depois, tornou-se a 3ª Companhia do 15º BPM, de Canoas, responsável pelos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Em 17 de setembro de 1998, tornou-se Organização Policial Militar Sapucaia do Sul e, em 20 de agosto de 2002, passou ao atual nome de 33º BPM.

Em 2 de abril de 2019, os irmãos Márcio Leandro Murussi Prestes e Michele Letícia Murussi Prestes foram instituídos como patronos do batalhão, ficando chamado 33º BPM – Irmãos Murussi. Os irmãos, ambos nascidos em Sapucaia do Sul, morreram em serviço com duas semanas de diferença em agosto de 2008.

Compartilhe essa notícia: