Dos 12 mil metros quadrados de área total do Instituto, 2 mil serão destinados para o Museu da Escola do Amanhã. Outros 2 mil metros quadrados serão divididos entre o Centro de Formação e o Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias (Cegemtec). O restante do prédio seguirá recebendo alunos. As obras da área reservada ao museu estão previstas para uma segunda etapa, a partir de 2024.
Com 90% do cronograma físico concluído e a chegada de móveis e equipamentos escolares no Instituto de Educação General Flores da Cunha, o prédio centenário se prepara para receber novamente os seus alunos na abertura do ano letivo de 2024, já em fevereiro. Desde a retomada das obras, em 2022, o investimento do governo do Estado é de R$ 17,2 milhões. A fiscalização dos trabalhos é da Secretaria de Obras Públicas (SOP).
Serviços como finalização de pintura, recolocação de pedras portuguesas na calçada e na entrada principal, instalação de brinquedos, paisagismo e instalação de cadeiras restauradas no auditório são exemplos de atividades executadas por uma empresa terceirizada. Além de salas de aula, a estrutura conta com o ginásio de esportes, novas quadras abertas e laboratórios.
Em paralelo às obras de recuperação da escola, ocorre também a restauração das telas que ficam na entrada principal do Instituto do colégio, essa ação foi possibilitada pelo recurso de R$ 536 mil através do governo do Estado, por meio da Seduc.