Foto: EScritório de Comunicação – Ecom

Desenvolver a criatividade a partir da confecção de peças de vestuário e acessórios utilizando retalhos de tecidos. Essa é a proposta da Oficina Costura Criativa, realizada pela Prefeitura de Canoas em parceria com o Serviço Social do Comércio do RS. Além de possibilitar a geração de renda, a iniciativa possibilitará a formação de costureira, com certificação reconhecida pelo Programa Sesc Envolva-se.

A entrega dos certificados está prevista para ocorrer no dia 10 de agosto, data de encerramento da capacitação. Moradora do bairro Rio Branco, Inesia Fidelix, 63 anos, utiliza a experiência como costureira para ministrar as aulas. “A cada aula aprendo um pouco mais. É muito gratificante poder explicar o que aprendi ao longo dos dez anos de trabalho como costureira”, afirma. Inesia participa do Sesc Envolva-se e atua na Associação de Mulheres Ensinando e Semeando (AMES/RS).

Vera Marquese, 53 anos, moradora do bairro Mathias Velho, busca aperfeiçoamento com a oficina. “Estou aprendendo bastante. Logo colocarei tudo em prática para empreender. Será a minha fonte de renda”, relata.

Geração de renda

Segundo a diretora da Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Sandra Marisa dos Santos, a iniciativa tem como objetivo proporcionar independência financeira para as participantes. “Elas se integram e aprendem umas com as outras. Nas oficinas, aprendem como fazer bolsas, nécessaires, acessórios e peças de vestuário, sendo necessário combinar cores, estampas e diferentes tipos de tecido”, destaca.

As aulas são ministradas às quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Capacitação e Produção da Economia Solidária (CCPES), localizado na avenida Rio Grande do Sul, 3462, no bairro Mathias Velho. A turma está fechada, pois as alunas já estão no módulo final. No momento não há vagas abertas.

Compartilhe essa notícia: