Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil deflagrou a Operação Charrua, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no bairro São Miguel, em São Leopoldo. Ao todo, houve sete prisões em flagrante e a apreensão de 2.500 pinos contendo cocaína, papelotes de maconha, munição calibre .38 e 9mm Luger, revólver calibre .38 com numeração adulterada e cerca de R$ 11 mil em dinheiro, que foram encontrados em quatro locais diferentes de um mesmo condomínio.
As buscas começaram após denúncias a respeito do tráfico, ameaças a moradores e invasão de apartamentos em um condomínio da região para que fossem transformados em pontos de venda de drogas. Também foi descoberto que os traficantes utilizavam o Google Maps para marcar os pontos do comércio ilegal no aplicativo, inclusive com fotos da “boca de fumo”. Além disso, as investigações apontaram um esquema bem articulado, com a presença de olheiros para avisar a chegada da polícia.
A operação teve a participação de equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), 1ª e 2ª DP de São Leopoldo e da 2ª DP de Novo Hamburgo.