
Foram cumpridas 34 ordens judiciais na região do Vale dos Sinos. Foto: Polícia Civil / Reprodução
Na manhã desta quarta-feira (6), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Novo Hamburgo, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou a Operação Arqueiro no combate a homicídios e crime organizado no Vale dos Sinos, realizando nove prisões.
No total, foram cumpridas 34 ordens judiciais, entre mandados de prisões e de busca e apreensão, nas cidades de Novo Hamburgo, Charqueadas, Montenegro, Campo Bom e Estância Velha.
De acordo com a Delegada Marcela Ehler, a investigação é relacionada a um homicídio ocorrido em agosto de 2023, onde a vítima se recusou a cumprir a ordem vinda de uma das lideranças da organização criminosa atuante no bairro Lomba Grande (NH), e acabou sendo executada.
Na mesma semana, os policiais investigaram a motivação do crime, ocasionando na busca e apreensão do aparelho celular do mandante do homicídio, onde foi feita a apuração do caso e realização da prisão de um dos executores, bem como foram investigados os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico praticados pelo grupo criminoso.
Conforme o diretor do DHPP, Delegado Mario Souza, tais prisões contribuem para a dissuasão de outros potenciais criminosos de cometerem crimes violentos intencionais contra a vida.