A investigação iniciada pela 6ªDPHPP/POA em diligências relativas à atuação em homicídios de uma facção com berço no Vale dos Sinos, no RS, executou-se a Operação Efeito Colateral.
As investigações detectaram atuação da facção nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado. Nessa operação um depósito de drogas foi estourado na cidade de Lajeado, no bairro hidráulica, em uma residência. O local servia de ponto de armazenamento de armas e munições de facção envolvida em homicídios no RS.
Na ação foi apreendido diversos armamentos, entre eles um lança-foguetes. Esse tipo de armamento é de guerra, utilizado por exércitos.
Assim, após 40 (quarenta) dias de investigação, o DHPP apreendeu, na cidade de Lajeado, dois revólveres, uma pistola, um fuzil e um lançador de foguetes antitanque.
O Delegado Thiago Carrijo afirma que “As investigações seguirão com o objetivo de esclarecer por completo a dinâmica do crime.”
O Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa – DHPP, Delegado Mario Souza destaca que “foi uma investigação extremamente sensível e que utilizou modernas técnicas de investigação.” Também, que “é impactante um armamento desse tipo ser encontrado ao alcance do crime organizado.”