Roupão e boné usados em um dos roubos foram apreendidos. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil desencadeou a Operação Medida Certa com o objetivo de neutralizar as ações de furto e roubo de medicamentos utilizados com indicação “off label” para emagrecimento em Alvorada. Essa prática refere-se ao uso de fármacos para fins diferentes daqueles para os quais foram autorizados pelo órgão regulatório.

As investigações tiveram início no mês de maio, quando um estabelecimento comercial de uma rede de farmácias do Estado foi arrombado, resultando no furto de diversos medicamentos. Pouco tempo depois, ocorreu um novo incidente, no qual dois criminosos armados anunciaram o assalto, exigindo a entrega dos medicamentos armazenados no refrigerador do estabelecimento.

No momento do assalto, o aparelho de monitoramento eletrônico também foi levado pelos criminosos, dificultando a identificação dos autores. Cerca de 40 dias após esse evento, ocorreu mais um caso de subtração, dessa vez capturado por câmeras de segurança. As investigações identificaram suspeitos que foram reconhecidos, resultando na solicitação de prisão e mandados de busca e apreensão em seus endereços.

Conforme a Polícia Civil, o grupo é responsável por um outro caso em Porto Alegre, utilizando o mesmo modus operandi e buscando os mesmos medicamentos para emagrecimento.

As ordens judiciais foram deferidas e cumpridas, resultando na prisão dos suspeitos. Durante as diligências, foi encontrada uma arma de fogo municiada e com numeração raspada na posse de um dos investigados, o que levou também à lavratura de auto de prisão em flagrante. Ao todo, três pessoas foram presas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Além da arma de fogo e das munições, foram apreendidos um roupão azul e um boné vermelho, que foram utilizados por um dos suspeitos e captados pelas imagens de segurança. Esses itens, juntamente com outros elementos já coletados durante o procedimento policial, constituem os indícios de autoria.

Segundo a Polícia, dois dos suspeitos já possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado, homicídios qualificados, porte de arma, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, associação criminosa e organização criminosa.

Compartilhe essa notícia: