A Operação Rio Branco, que combate o tráfico de drogas sintéticas, foi deflagrada pela Polícia Civil na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação ocorreu, nesta terça-feira (4), nos municípios de Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo.

Os policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Canoas (DRACO/CANOAS), coordenada pelo Delegado Thiago Lacerda, prenderam nesta manhã pessoas suspeitas de tráfico.

 

 

Foram apreendidos uma arma de fogo (revólver calibre 38), oito munições calibre 38, 40 munições calibre 22, centenas de frascos para embalar drogas, aproximadamente 30 vidros de cetamina, porções de Calvin Klein e Maconha.

Os policiais estão cumprindo nove ordens judiciais sendo oito mandados de de busca e apreensão e uma prisão temporária por tráfico de drogas sintéticas. Durante as investigações 14 pessoas foram identificadas e estão sendo investigadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

 

Esquema de distribuição das drogas

As investigações identificaram a existência de uma rede de distribuição do anestésico dissociativo com características analgésicas conhecido como Cetamin, de uso veterinário, para produção do entorpecente conhecido como “Special K”, “Ketamina”, “K” (fala-se quei).

A droga é produzida a partir da sintetização do anestésico que após passar por um “processo” físico é transformado em “pó” e cheirado pelos usuários ou ingerido via oral pelos usuários. E produz efeito hipnótico, alucinógeno, torpor e taquicardia causando sensação de prazer e altamente “viciante” causando dependência química.

 

 

A Ketamina é popular em festas de música eletrônica pelo seu baixo valor comercial de R$ 10,00 a 20,00 por capsula.

Ela também é comercializada na forma da droga conhecida como “CK” (Calvin Klein) onde ocorre a mistura de Cocaína e Ketamina altamente perigosa para o corpo humano.

 

Prisões 

Um dos envolvidos no esquema seria responsável por uma agropecuária e teria acesso ao entorpecente, onde possui autorização para venda controlada.

Durante as investigações foi verificado que além de fornecer a substância para produção em grande escala facilitando a aquisição da matéria prima para difusão do entorpecente, o indivíduo atuava também no mercado de “varejo” da droga.

 

 

O homem de 29 anos foi preso em sua residência que fica em Canoas. Outras três pessoas também foram detidas durante a ação.

 

A Operação Rio Branco 

Participaram da ação policial, 45 agentes da 2ª Delegacia Regional Metropolitana (2ª DPRM).

Segundo o delegado Lacerda da DRACO CANOAS “o alvo principal da operaçåo possui posição de destaque considerando que somente com o acesso a matéria-prima (vidros de anestésicos Cetamin) que era facilitada por trabalhar diretamente em uma agropecuária é possível a produção do entorpecente e no momento em que o acesso a esse tipo de remédio veterinário de controle especial é vendido para fins de tráfico de drogas a sério riscos a saúde humana”.

O diretor da 2 ª DPRM, delegado regional Mario Souza esclarece que “as ações contra o tráfico de drogas estão sendo realizadas com maior prioridade nessa região, tendo como objetivo sufocar o tráfico de drogas em todas as suas variedades”. E que “as drogas sintéticas são difundidas principalmente no grupo jovens e adolescentes e possuem um grau considerável de dano à saúde.”

 

Fotos: Divulgação Polícia Civil

Compartilhe essa notícia: