Na manhã desta quinta-feira (8), a operação, que teve como alvo os líderes de facções criminosas, entrou em ação . A força-tarefa recebeu o nome de “Senhores do Crime”, e já cumpriu 23 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão temporária na Capital gaúcha e na Região Metropolitana. A Operação aconteceu em Porto Alegre, Gravataí, Charqueadas, Guaíba e Canoas.
A investigação durou cerca de cinco meses. De acordo com a polícia, os líderes das facções criminosas tentaram um acordo para encerrar a disputa territorial que resultou em mais de 30 mortes em Porto Alegre. Além dos tratados entre si, eles intermediam a compra de armas e drogas entre facções. Uma conversa entre dois suspeitos é considerada uma das principais provas. Ela evidencia a tentativa de um acordo sobre a divisão territorial do Santa Tereza e da Vila Conceição.
A negociação acabou não dando certo, ocasionando uma série de 5 assassinatos – pelo o que se sabe até aqui – nas zonas Leste, Central e Sul da Capital. Cinco ordens judiciais cumpridas foram dentro do sistema prisional. Ainda, segundo a polícia, 15 pessoas estão presas.
.
.
FOTO: POLÍCIA CIVIL