Foto: Os Mercenários / Divulgação

O time de brucutus mais famoso dos cinemas está de volta! A reunião dos maiores astros da ação chega mais uma vez aos cinemas com “Os Mercenários 4”, longa dirigido por Scott Waugh que conta com um elenco de peso, mas desfalcado em comparação aos três primeiros longas. Falando neles, trago aqui todos os filmes da franquia e minha lista dos melhores e piores da saga com mais testosterona do cinema.

4° – Os Mercenários 3 (2015)

Foto: Os Mercenários 3 / Divulgação

Ideia ruim + cast ruim = filme ruim! Trazer novos mercenários em uma franquia que sempre foi pautada pela nostalgia e reunião dos maiores brucutus do cinema já não é uma boa ideia, ainda mais com um elenco novo que não tem carisma e nenhum envolvimento emocional com o telespectador. Bastou aos velhos conhecidos tentarem “salvar” o terceiro filme da franquia que colocou gente demais e focou de menos no que realmente importava. Talvez tecnicamente não seja o pior da franquia, mas com certeza é o que mais jogou fora boas oportunidades de fazer um filme mais interessantes, por isso, é o lanterninha aqui na nossa lista. E detalhe!! Olha as lendas reunidas nesta foto… não aceito esse filme ser ruim!

3° – Os Mercenários 4 (2023)

Foto: Os Mercenários 4 / Divulgação

O novo longa da franquia tem cara de filme B dos anos 90 e início dos anos 2000, isso ninguém tira dele. DE LONGE é o filme mais “feio”, mal feito (com uma tela verde sem vergonha), genérico e estúpido de toda a franquia.. mas não é que eu gosto de uma farofada cinematográfica? O argumento até que não é ruim, deixando o protagonismo para Jason Statham, uma jornada com uma equipe menor e a boa e velha dinâmica entre os nossos “heróis.” O problema está na execução, a história é a mais genérica possível, com ameaças globais e bombas que comprometem o destino do mundo; As novas adições ao elenco não funcionam e a qualidade da obra, que tem apenas pequenos momentos de ação, não impressionam. Filme feito para fãs, já como filme de ação, fica na mediocridade..

2° – Os Mercenários  (2010)

Foto: Os Mercenários / Divulgação

Originado por uma ideia de Sylvester Stallone e até gravado em terras tupiniquins, o filme original chegou para ser exatamente essa junção dos principais nomes dos filmes de ação. Esqueçam história e esqueçam coerência, aqui o que vale é a experiência de ver tantas estrelas dividindo tela. Embora seja um ótimo passatempo, e o filme funcione muito bem como entretenimento descompromissado, “Os Mercenários” oferece uma ação apenas ok, o que decepciona, dado o grande elenco. Não temos tantos momentos marcantes aqui, apenas uma ou outra luta boa, e claro, a maravilhosa relação dos marombados que sempre divertem, principalmente nos diálogos recheados de metalinguagem. Vale ser assistido, mas definitivamente não supera a sequência.

1° – Os Mercenários 2 (2012)

Foto: Os Mercenários 2 / Divulgação

“Mercenários 2” está longe de ser uma obra prima da ação, mas já serve pra ser o melhor da franquia. Muito se deve a qualidade das cenas e coreografias que superam seu antecessor e as sequências, combinado com uma ótima dinâmica entre as lendas de ação como Chuck Norris, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis, uma direção mais caprichada e um roteiro que faz o mínimo necessário para fazer a trama fazer sentido, apesar do caricato vilão interpretado por Van Damme. É um entretenimento puro e um verdadeiro show de fan service da velha guarda.

Compartilhe essa notícia: