Doze pacientes de Manaus que estão internados no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) retornam para casa nesta terça-feira (16). Após receberem tratamento contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, 12 dos 15 pacientes que chegaram ao hospital na noite de 02 de fevereiro terão alta.

Com o retorno dos pacientes, o Estado contabiliza 33 pessoas do Norte do país que já foram tratadas e voltaram aos seus estados. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes – 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).

O acolhimento aos pacientes do Norte faz parte de um esforço humanitário que envolve Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde (SES), prefeituras, hospitais, empresas e voluntários. O envio de pacientes de Porto Velho e Manaus é decorrente do colapso nas redes de saúde públicas, que ficaram sobrecarregadas com o crescimento dos casos de Covid-19.

Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, os 14 que ainda não tiveram alta estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada e aguardam a disponibilidade de um avião com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para realizar o transporte de volta.

Foto: Divulgação/HRSM

Compartilhe essa notícia: