Desde a manhã de ontem (18), pais e alunos da Escola Tuiuti, em Gravataí, fazem um protesto por melhorias na estrutura e pela contratação de professores. Logo no início da manifestação, cerca de 300 estudantes impediam o acesso de funcionários e docentes. Já durante a noite, a entrada foi liberada, mas o protesto continuou.

Um grupo formado por alunos e pais levaram mantimentos para a escola e dormiram por lá. Segundo eles, a iniciativa é para mostrar o fortalecimento dos alunos na reivindicação pelas melhorias da escola. “Nós somos os prejudicados e vamos até o final. Nossa manifestação tem o apoio dos pais e o entendimento dos professores”, destacou uma aluna.

Apoio total

Sentados em cadeiras no pátio da escola, Dênia Fortes e Jefferson Julião acompanham o filho e supervisionam a permanência dos demais estudantes. Para eles, a manifestação é legal e pode evitar uma tragédia. “Não aparenta, mas a situação está caótico na escola. Em alguns locais a estrutura está comprometida, sucateada. O risco de morte aqui é severo. O teto de muitas salas está com problemas e pode vir a baixo. Nós damos apoio total ao nosso filho e cuidamos dos demais aqui, pois estamos lutando pelo futuro deles, pela sua segura” destacou Julião.

Já a mãe destaca a permanência na escola. “Vamos ficar aqui o quanto precisar. Não é só pelo meu filho, é por todos os alunos. Muitos pais não sabem da situação que a escola está passando, essa mobilização é para eles. É pelo descaso dos nossos políticos. Precisamos ser ouvidos para que aqui não ocorra uma tragédia”, disse ela.

O término da manifestação

Perguntado, tanto os pais quanto os alunos, que reivindicam não só a manutenção da escola, mas também a falta de professores, cravaram: apenas uma documento assinado pelo governador ou secretário de Educação do RS, informando a data de início das obras na escola e a previsão da chegada de novos professores pode dar fim às manifestações.

 

Reportagem e fotos: Gabriel Siota Ganze/ Giro de Gravataí

 

Compartilhe essa notícia: