Cerca de 17,9% das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul iniciaram hoje (17) o ano letivo de 2021. Segundo levantamento realizado pelo Sindicato do Ensino Privado gaúcho (Sinepe-RS) com 129 instituições em todo o Estado, 11,9% das escolas já retomaram as aulas, 6,7% devem voltar ainda nesta semana e 56,7% retornará na próxima segunda-feira (22). 

O estudo também avalia que 6,7% das instituições retomam o calendário entre 23/02 e 01/03. As escolas têm autonomia para definir a data de retorno das aulas, desde que cumpram os 200 dias letivos (800h) previstos em lei.

A volta às aulas presenciais é facultativa e fica sob critério dos responsáveis pelo estudante. 

Na segunda-feira (15), o governo do Rio Grande do Sul retirou, através do decreto 55.759, o limite de 50% de alunos por sala de aula em creches, escolas e universidades públicas e privadas. Com a decisão, o distanciamento será monitorado pela distância entre as classes, que deve respeitar 1,5 metro.

A medida é válida para todas as regiões do Estado, independente da classificação de bandeiras no mapa de Distanciamento Controlado.

A proposta foi um pedido do Sinepe-RS para ampliar o número de alunos por sala. A entidade também solicitou ao governo que a volta às aulas fosse presencial e obrigatória, exceto para alunos do grupo de risco. O executivo não atendeu ao pedido.

Foto: Divulgação/EPTC

Compartilhe essa notícia: