Roubos a pedestre apresentam menor número da série histórica | Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em janeiro deste ano os roubos a pedestre no Rio Grande do Sul tiveram o menor número em comparação com qualquer outro mês já registrado na série histórica – iniciada em 2010. A queda vem ocorrendo desde setembro de 2023 e, em comparação com janeiro do mesmo ano, a diminuição foi de 42%, baixando de 2.382 casos para 1.391.

Na capital o número também caiu. Janeiro de 2024 encerrou com redução de 41%, passando de 1.088 casos em 2023 para 647 neste ano – menor registro da série histórica para o mês.

Entre outros fatores, a melhora nos indicadores está relacionada ao reforço das ações ostensivas da Brigada Militar e às operações da Polícia Civil para prender assaltantes. Esse tipo de iniciativa é considerado essencial para coibir os crimes de roubo a pedestre no Estado – em especial em grandes centros, onde há maior circulação de pessoas.

Os roubos de veículos também apresentaram uma queda em janeiro, com redução de 22% no Estado, passando de 358 casos no ano passado para 281 em 2024. Trata-se do menor número da série histórica para o mês desde 2002. Comparado ao pico de registros, em 2017, quando mais de 1,7 mil veículos foram roubados em um único mês, a redução é ainda mais expressiva, de 79,5%.

Porto Alegre também apresentou uma redução em comparação com o mesmo período de 2023. Janeiro de 2024 apresentou o menor número da série histórica para o mês, redução de 128 para 105 casos, queda de 18%.

O número de roubos a usuários e motoristas de transporte coletivo também caiu em 2024.

Assim como os demais crimes patrimoniais, as ocorrências em estabelecimentos comerciais também tiveram queda no primeiro mês de 2024, com 23% de redução, passando de 532 para 409.

Reforço no combate à criminalidade

Com avaliação diária das estatísticas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) reforçou reuniões, ações e operações para coibir as atividades do crime organizado. Além do acompanhamento contínuo dos indicadores, a SSP e as chefias das instituições vinculadas participaram, em janeiro, de reuniões com as forças de segurança nos municípios de Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas por meio do programa RS Seguro. O objetivo foi o alinhamento de medidas necessárias para a retomada da redução dos CVLI.

O titular da pasta, Sandro Caron, destaca que a SSP age imediatamente para coibir atividades criminosas. “Estamos constantemente atuando para enfraquecer e acabar com as organizações criminosas, e isso se faz com a asfixia financeira das quadrilhas. Por isso também atuamos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e aos crimes patrimoniais. Na última semana de janeiro, já começamos a verificar uma tendência de redução dos índices de mortes violentas avaliados”, afirma.

Além do reforço nas ações da Brigada Militar, a Polícia Civil realizou operações integradas, prendendo lideranças do crime organizado que estavam foragidas. No dia 10 de janeiro, foi preso, no Rio de Janeiro, um criminoso suspeito de liderar o crime organizado na Serra. Em 7 de fevereiro, outro criminoso, da mesma região, foi capturado em Santa Catarina. As duas operações contaram com apoio da Polícia Federal.

 

Compartilhe essa notícia: