A fuga do presídio de Bom Jesus acontece em um momento de crise no sistema prisional brasileiro | Foto: Reprodução / Sejus

Um grupo de 17 pessoas conseguiu fugir na segunda-feira (19) da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, munícipio localizado a cerca de 600 de Terezina, no Piauí. Informações preliminares dão conta de que os fugitivos conseguiram arrombar cadeados e furar uma parede da unidade prisional.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) divulgou fotos e os nomes dos fugitivos. Jociel da Silva e Anderson da Costa, foram encontrados ainda na segunda-feira na cidade de Currais, a 10 quilômetros de distância de Bom Jesus. Rafael do Nascimento da Silva foi encontrado na manhã desta terça, em Cristiano Castro, a cerca de 40 quilômetros da penitenciária.

A fuga do presídio de Bom Jesus acontece em um momento de crise no sistema prisional brasileiro, agravada com o caso da Penitenciária Federal de Mossoró, de onde escaparam dois detentos que estavam no local de segurança máxima.

A Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo dados do painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feito com base nas inspeções feitas por juízes em estabelecimentos prisionais, o estabelecimento está em situação superlotada e possui condições péssimas.

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), o número de presos atualmente é maior que o dobro da sua capacidade, sendo 188 presos para 76 vagas.

Em nota, a Diretoria de Unidade e Administração Penitenciária (Duap), informou que “as causas do ocorrido estão sendo investigadas através de procedimento administrativo no âmbito da Secretaria da Jsutiça”.

Desde a ocorrência, todas as forças de segurança do Estado já entraram em ação em diligências para a recaptura dos foragidos, acrescenta o texto.

Compartilhe essa notícia: