Foi publicado nesta quinta-feira (17/11) a 5ª edição da pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro”, estudo encomendado pela Serasa e produzida pelo Instituto Opinion Box. Foram ouvidas 5.225 pessoas em todas as regiões do país. A pesquisa que mostra os estragos emocionais e abalos nas relações pessoais e familiares causados por dívidas, apontou que nos Estados do sul do Brasil, 84% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas. 

  Além disso, 77% das pessoas têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos; 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias; 61% dos entrevistados sentiram impacto no relacionamento conjugal; 63% viveram ou vivem sensação de “crise e ansiedade” ao pensar na dívida; 52% dos entrevistados têm vergonha da condição de endividado; 51% dos pesquisados revelam sentir “muita tristeza” e “medo do futuro”; 34% não se sentem mais confiantes em cuidar de suas próprias finanças; 28% sentiram impacto das dívidas no relacionamento com familiares.

  Outras dados da pesquisa mostram que 69% dos entrevistados da região sul acreditam que podem quitar a dívida e 56% passaram a conversar com familiares sobre a importância de reduzir gastos da casa e buscar soluções conjuntas.

 

Compartilhe essa notícia: