Nesta terça-feira (7) a Polícia Federal encaminhou ao Rio Grande do Sul agentes do Comando de Operações Táticas, a tropa de elite da corporação, para ajudar nas operações de busca e salvamento nas enchentes que atingem o estado. Os agentes saíram em vôo da FAB de Brasília para o Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal conta com cerca de 350 servidores nas regiões afetadas, trabalhando no apoio às comunidades que foram afetadas pelas fortes chuvas. Os agentes estão fazendo emprego de rádio satelital, óculos de visão noturna e de visão thermal, além de ações de socorrismo e abertura.
Com a chegada dos agentes COT, nas regiões afetadas pelas enchentes desembarcam também policiais especializados em gerenciamento de crise.
A PF afirma que emprega nas cidades afetadas, no total, 25 caminhonete, 15 botes e 12 embarcações de resgates, além de seis viaturas e reboques, 30 viaturas comuns, um helicóptero, 10 jetskis, um caminhão e uma carreta-tanque para auxiliar no resgate de vítimas e apoiar operações conjuntas com os demais órgãos envolvidos e também as equipes de voluntários.