No final de semana aconteceu uma operação na localidade Balsa do Carioca, em Nova Santa Rita, com uma prisão e a apreensão de drogas e armas. Após investigação de tráfico de drogas e organização criminosa ocorreu a operação contra a facção criminosa com sede no Vale do Sinos. Foi a segunda ação que tem foco nesse grupo criminoso. Na primeira ação, ocorrida em 7 de abril, a investigação descobriu um traficante de cocaína, que foi preso em abordagem com 8kg de cocaína pura, um veículo GM/MONTANA e duas armas de fogo nas imediações do zoológico de Sapucaia do Sul.
Segundo a Polícia Civil, o preso é responsável por intermediar as vendas entre traficantes, buscando drogas no esconderijo e negociando com traficantes locais, que davam o destino final. As armas eram utilizadas para “segurança pessoal” dos traficantes. A apreensão foi avaliada em cerca de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
Os policiais seguiram investigando e encontraram um esconderijo com mais drogas e armas também nas proximidades do zoológico de Sapucaia do Sul, mas dessa vez em Nova Santa Rita.
Para chegar no local foi preciso uma balsa. Na ação, um homem foi preso e foram apreendidos 29 kg de maconha e uma arma de fogo. O local era afastado do centro urbano, o que não despertava a atenção de moradores locais. Um homem responsável por “cuidar” o esconderijo de ilícitos foi preso na ação.
Novamente, o prejuízo ultrapassou o patamar de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A descapitalização do crime organizado e efetuar grandes apreensões, inclusive retirando armas de fogo de circulação é o que a Polícia Civil pretende nas operações.