A Polícia Civil da Capital apreendeu, no final da tarde de sexta-feira (24), durante operação denominada “La Plata”, cerca de meio milhão de reais provenientes do tráfico de drogas. Além disso, dois argentinos foram presos em flagrante por lavagem de dinheiro. Com a dupla, foram apreendidos 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis.
De acordo com a Polícia Civil, o dinheiro estava escondido em um compartimento oculto de um veículo e teria como destino o Paraguai. O automóvel, avaliado em 200 mil reais e celulares também foram apreendidos.
As investigações começaram há 30 dias, após o setor de inteligência da Polícia Civil constatar que um veículo realizava viagens semanalmente ao Paraguai para transportar os valores ilegais. Também foi apurado que os entorpecentes eram vendidos em toda a região da zona sul de Porto Alegre, predominantemente no bairro Teresópolis.
No início das investigações, a Polícia Civil identificou o carro em uma oficina mecânica, onde passava por um desmanche de peças, e junto com com o veículo foi identificada a dupla de argentinos, o que caracterizava ainda mais o crime de narcotráfico e, que posteriormente foi presa em flagrante.