Na manhã desta sexta-feira (05), a Polícia Civil e Brigada Militar deflagraram a Operação Controle. Durante a ação, que contou com o apoio da Polícia Penal, duas pessoas foram presas preventivamente em Porto Alegre por tortura e tentativa de homicídio. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em estabelecimentos prisionais.
Segundo o Delegado Thiago Zaidan, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, em 26 de fevereiro de 2024 indivíduos restringiram a liberdade de um homem no bairro Sarandi e, após a realização de vários atos de tortura, objetivavam obter informações sobre o funcionamento de organização criminosa contrária a que pertenciam. Nesse contexto, tentaram ceifar sua vida mediante disparos de arma de fogo. Os crimes ocorreram por volta das 15h, em via pública. A vítima só não morreu por conta da chegada de uma guarnição da Brigada Militar.
Após as investigações e a apresentação de representação policial, foi decretada a prisão preventiva dos executores do delito, bem como do mandante dos crimes, que acompanhou os atos de execução por meio de chamada de vídeo.
“As ações foram rápidas e importantes para conter a organização criminosa responsável por diversos crimes graves em Porto Alegre e Região Metropolitana. Essa é mais uma ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar, com apoio da Polícia Penal. Tal realidade demonstra a efetividade da integração existente entre as forças de segurança do estado do Rio Grande do Sul”, relatou Zaidan.
O Delegado Mario Souza, Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, afirmou: “A ação integrada dos órgãos de segurança vem acarretando reduções significativas, mês a mês, dos números de homicídios no estado”.