
Grupo criminoso tinha como alvo motoristas de aplicativos. Foto: Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil, em conjunto com o 18º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (6/7) a Operação Destino Final com o objetivo de combater o roubo de veículos na cidade de Viamão. A ação contou com a participação de 56 policiais, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, resultando na prisão de quatro indivíduos.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil, em estreita colaboração com o Setor de Inteligência da Brigada Militar, revelaram a autoria de uma série de roubos de veículos praticados contra motoristas de aplicativo, todos seguindo o mesmo modus operandi. Os criminosos solicitavam o serviço, embarcavam no veículo das vítimas e, em seguida, as conduziam a outro local onde as abordavam utilizando armas de fogo e as obrigavam a entregar o veículo. Os crimes ocorreram em datas registradas em 26 de maio, 11 de junho e 21 de junho de 2023.
No incidente do dia 21, ocorrido no bairro Índio Jari, os suspeitos chegaram a cometer uma tentativa de latrocínio. Eles tentaram colocar a vítima no porta-malas do veículo, porém, a vítima resistiu e acabou sendo baleada na perna. Felizmente, ela foi levada ao hospital e sobreviveu ao ataque. Os agressores demonstravam um alto nível de violência, frequentemente agredindo fisicamente as vítimas.
O Delegado Alexandre Luiz Fleck, responsável pela investigação, ressaltou a importância da operação para interromper o crescimento desse tipo de crime, destacando que os suspeitos também estão sendo investigados por outros crimes semelhantes. Ele enfatizou a relevância da integração entre a Polícia Civil e a Brigada Militar na troca de informações que permitiu a identificação dos suspeitos, além de ressaltar a rapidez nas ações promovidas pelo Ministério Público e nas decisões do Poder Judiciário.


