A Polícia Civil com o apoio da  Secretaria de Meio Ambiente de Canoas realizaram Operação Arca, que visa o combate a crimes de maus tratos de animais.

A ação recuperou 19 animais em situação de perigo, onze cães e oito gatos, em uma residência bairro Matias Velho. No local, havia uma mulher que foi autuada pelo crime.

Os animais foram encaminhados para acompanhamento médico veterinário e para terem alimentação adequada.

Segundo a Polícia Civil, o valor que em que os animais eram comercializados não condizem com a situação econômica dos proprietários, crescendo a suspeita sobre a sua aquisição e venda de origem ilegal.

Alguns cães eram mantidos em gaiolas destinadas a passarinhos, sem nenhuma possibilidade de se moverem. Já os gatos estavam todos amarrados pelo pescoço. Dois deles, adultos e quatro filhotes estavam confinados em quartos escuros sem janelas, alimentação ou água.

Os animais foram encontrados nos fundos da residência, sendo que todos ou estavam em pequenas gaiolas, ou estavam amarrados por cordas de pano, curtas o suficiente para que estes vivessem sobre as fezes.

Os policiais também apreenderam as gaiolas onde os animais ficavam enclausurados.

O Delegado Thiago Lacerda afirma que “a 4 DP mantém cartório específico para essas demandas.”

O Diretor Regional, Delegado Mario Souza, afirma que a Operação será permanente e integrada” e que a “Polícia Civil tem no SIPAC e na 4ª DP de Canoas uma força tarefa dedicada a esses tipo de crimes, estando a disposição para denúncias.”

“É importante e fundamental o apoio da comunidade adotando os animais, independente do tipo e da raça para que os bichos tenham um lar”, ressalta Souza. O delegado destaca que “os animas segundo a verificação preliminar dos agentes públicos, estavam aparentemente com necessidades que não estariam sendo atendidas.”

Ação foi realizada pela 2ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, com o apoio da policiais civis do Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal e da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas. A ação foi acompanhada por uma Médica Veterinária, da Secretaria do Meio Ambiente de Canoas.

 

Situação dos animais

Após a operação os animais foram todos recolhidos e encaminhados ao Centro de Bem Estar Animal da prefeitura de Canoas (CBEA).  Lá devem receber acompanhamento clínico, onde serão todos vacinados, medicados e castrados.

Após os trâmites administrativos, os animais estarão a disposição para adoção da comunidade.

Durante todo o dia os animais foram tratados e medicados.

 

Foto: Divulgação Polícia Civil

Compartilhe essa notícia: