Foto: Ascon/SSPS

A Polícia Penal inaugurou, na última quinta-feira (21/12), uma nova sede do Grupo de Ações Especiais                (GAES)  no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A mudança de endereço surgiu da necessidade de um local maior e mais adequado para a realização das atividades da equipe.

O antigo local ficava no Centro Histórico e contava com uma área equivalente a um terço da nova unidade, que possui três andares de 300m² cada. Devido a maior amplitude do espaço, os agentes, agora, terão à sua disposição novos ambientes para usufruir, tais como sala de reuniões, auditório e uma sala de tatame para a prática de técnicas de imobilização e algemação, além de um estacionamento interno para viaturas.

Cerca de 50 agentes atuarão na sede, onde poderão ser realizadas capacitações e palestras. A equipe ainda está em processo seletivo; portanto, há previsão de entrada de novos servidores ao longo de 2024.

Vinculado ao Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Polícia Penal, o Gaes é uma unidade especializada em ações táticas de alto risco no âmbito prisional, como intervenções no caso de motins e rebeliões (com ou sem reféns), escoltas, rondas e patrulhamentos nos grandes complexos penitenciários.

Compartilhe essa notícia: