O terminal Borges de Medeiros vai receber quatro novos módulos de abrigo | Foto: Cesar Lopes / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre começou a substituição e instalação de novos abrigos de parada de ônibus no terminal da avenida Borges de Medeiros, próximo à estação Mercado, da Trensurb.

O local irá atender as duas linhas elétricas do projeto-piloto de eletromobilidade, entre outas, como as com destino à PUC e Campus Agronomia.

A melhora no local faz parte das ações do programa Mais Transporte, com o objetivo de melhorar o serviço de transporte público prestado aos usuários do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

O terminal Borges de Medeiros vai receber quatro novos módulos de abrigo, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Até fevereiro de 2024, haviam sido contabilizados 502 pontos, em 56 bairros, com a nova estrutura, – que oferece mais conforto, segurança e informação para a população.

O mobiliário, que será implantado na calçada e no canteiro central, prevê piso podetátil, assentos, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. A instalação das estruturas não tem custo para o município.

Os abrigos onde existem maior movimentação de linhas estão recebendo painéis de próxima chegada, que informam em tempo real o deslocamento dos ônibus. Atualmente, são 22 deles à disposição dos passageiros. Além disso, 70 paradas possuem painéis fotovoltaicos, que geram energia para a iluminação noturna, e 105 abrigos que oferecem acesso wi-fi à internet 5G.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a meta é que em até cinco anos a capital tenha mais de 1,5 mil novos abrigos.

No projeto-piloto, previsto para o primeiro semestre de 2024, as linhas 178.1 – Praia de Belas Elétrica – que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros – e a nova linha Integradora – que terá partida também na Azenha em direção ao Centro – vão utilizar 12 novos veículos elétricos que serão incorporados aos sistemas de Transporte da Capital.

Compartilhe essa notícia: