A Secretaria Municipal de Saúde irá autorizar, a partir desta quarta-feira, 27, que pessoas vacinadas com a primeira dose de Oxford/AstraZeneca e que já estejam aptas a completar o esquema vacinal recebam a segunda dose de Pfizer/BioNTech.

A medida leva em conta o Informe Técnico nº 17/2021 da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nessa terça-feira, 26, que permite a intercambialidade de doses de imunizantes diferentes, e o baixo estoque de vacinas de Oxford no município.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca 15 mil pessoas estejam aptas a receber a segunda dose de Oxford esta semana na Capital. “A transição irá ocorrer gradualmente, conforme forem acabando as doses de Oxford nos pontos de imunização”, explica a diretora da Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer.

O intervalo entre as doses de Oxford e Pfizer é de oito semanas. Assim, quem recebeu a primeira dose até primeiro de setembro já pode buscar um dos locais de vacinação da Capital. Já a vacina Coronavac/Butantan está disponível para pessoas vacinadas até 29 de setembro (28 dias). Para receber a segunda dose, é necessário apresentar documento de identidade e carteira de vacinação com o registro das duas doses.

A intercambialidade está autorizada apenas para vacinados com a primeira dose de Oxford. Vacinados com Coronavac e Pfizer devem completar o esquema vacinal com o imunizante da mesma fabricante.

Texto: PMPA

Foto: Patrícia Coelho/PMPA

Compartilhe essa notícia: