Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A partir dos vencimentos do IPTU parcelado em março, abril e maio, é possível projetar que a inadimplência em 2023 será a mais baixa desde a pandemia da Covid-19, ficando inferior a 7%, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre.

De acordo com a pasta, em 2022 o índice foi de 8,35% e, em 2021, de 8,40%, de acordo com medições realizadas ao final de cada ano. A arrecadação também está maior, com alta de 9,85% sobre o mesmo período do ano passado.

“Isto demonstra que o projeto de tornar o IPTU, de uma cidade grande como Porto Alegre, totalmente digital, foi uma escolha acertada. Nosso sistema é de fácil acesso e são poucos os contribuintes que, por algum motivo, precisam pedir ajuda para gerar os documentos. A inovação dos serviços já é uma realidade, e caminhamos para um governo cada vez mais digital”, destaca o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Ele lembra ainda que continuar em dia com os pagamentos beneficia o contribuinte no próximo ano. “Apenas por manter o tributo em dia, a Fazenda oferece 3% de desconto no IPTU. Somada aos outros benefícios, a vantagem pode ser considerada bem atrativa”, garante.

Compartilhe essa notícia: