A comitiva gaúcha que está em missão em Madrid, Espanha, com representantes da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Assembleia Legislativa recebeu, nesta manhã (6), a confirmação de que a Capital sediará a primeira edição sul americana do South Summit 2022. O evento acontecerá no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos.

O anúncio foi feito pela presidente e fundadora do South Summit, María Benjumea, durante a edição desse ano da tradicional feira negócios e inovação, que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo.

Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups.

O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares. Segundo Marta del Castillo, CEO do South Summit, o evento será um atrativo do ecossistema brasileiro para investidores, empresários e startups europeias. “Porto Alegre se converte em um ponto ideal de desembarque para startups espanholas na América Latina, pela dimensão do mercado, sua localização estratégica no Cone Sul e sua proximidade cultural com os países hispânicos”, declarou.

O evento

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores.

Na edição desse ano, que ocorre de 5 a 7 de outubro, em Madrid, são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,7 mil empresas. Durante os três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.

RS no cenário da inovação

Com mais de 1 mil startups e 15 parques tecnológicos, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Os 11 milhões de habitantes vivem em uma região com os melhores IDHs e rendas per capita do país.

Em Porto Alegre, florescem hubs como o Instituto Caldeira, fundado por 39 grandes corporações da região. O movimento “Pacto Alegre” reúne os setores público, privado, sociedade civil e universidades em uma articulação para promover a inovação e o empreendimento. Se destacam scaleups como a Zenvia (com recente IPO na bolsa Nasdaq), as fintechs Nelogica, Warren e Getnet, o primeiro unicórnio brasileiro, vendido para o Santander em 2014.

O estado conta ainda com a Aliança para Inovação, que compreende as universidades UFRGS, PUC, Unisinos e seus respectivos parques tecnológicos, reconhecidos nacionalmente, sede de unidades de várias tech companies internacionais, além da 4all, uma das maiores venture builders da América Latina. O RS também é conhecido por ter sediado grandes eventos internacionais, como o Fórum Social Mundial, o Fórum Internacional Software Livre e a Copa do Mundo 2014.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Luiz Otávio Prates/PMPA

Compartilhe essa notícia: