Setembro apresentou uma surpresa positiva para quem tem dinheiro na poupança. Pela primeira vez em dois anos, a aplicação rendeu mais do que a inflação, que teve um recuo no mês. De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativo em 0,29%. O número foi revelado ontem (11) pelo instituto.
Em 12 meses, a inflação oficial foi de 7,17%. Já a caderneta de poupança, segundo a Calculadora do Cidadão, disponibilizada pelo Banco Central, rendeu 7,27% considerando uma aplicação realizada em 11 de outubro do ano passado e sem movimentação até ontem.
A última vez em que o acumulado da inflação em 12 meses havia sido superado pelo rendimento da poupança foi em agosto de 2020, quando a aplicação rendeu 0,45% acima do IPCA. Já o pior momento foi em outubro de 2021, quando a inflação superou em 7,59% a poupança.
A perspectiva para os próximos meses é que o investimento mais tradicional do Brasil siga vencendo a inflação. De acordo com o último boletim Focus, os analistas de mercado projetam que o IPCA deve encerrar 2022 em 5,71%. Já a poupança, de acordo com os prognósticos, tem a tendência de seguir rendendo 7,5% no acumulado de 12 meses.