Na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura realizou a 1ª Reunião Geral de Governo e a apresentação do cumprimento das metas pelas secretarias municipais, coordenadorias e autarquias do município. Secretários, gestores e servidores dos órgãos que compõem a administração estiveram presentes para acompanhar os resultados que foram alcançados pela cidade no segundo ciclo do ano de 2021.

De outubro de 2021 a março de 2022, foram monitoradas 294 metas de governo, que correspondem ao segundo ciclo de metas. Destes, 246 metas foram desenvolvidas e tiveram indicadores de desempenho favoráveis. Sendo assim, a Prefeitura encerrou esse segundo ciclo com 83,7% das metas adequadas, 11,6% em estado de atenção e 4,8% em alerta por necessitar de maior projeção na execução.

Elaborados e monitorados pela Secretaria-Geral do Município e Gabinete do Prefeito, todos os secretários que atingiram acima de 71% foram reconhecidos com certificação. “Uma forma de estimular e fortalecer ainda mais nossos gestores, que estão desempenhando papéis fundamentais e são incansáveis na execução dos seus trabalhos”, destacou o prefeito Jairo Jorge.

A entrega da Unidade de Saúde Mathias Velho, a reforma da UPA Niterói e da Unidade de Saúde Santa Isabel, a compra e entrega de mais 4 mil Chromebooks para os alunos da Rede Municipal da Educação e o início das obras do Trecho 7 com a construção de pontes da Perimetral Oeste foram algumas das metas cumpridas pelas secretarias municipais.

Projetos na área de Desenvolvimento Social também apresentaram avanços, como a distribuição da Cesta Básica Canoense, com mais de 80 mil kits alimentares entregues para as famílias em vulnerabilidade social e o lançamento do Programa Minha Terra Canoense.

Em seu discurso, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância dos trabalhos executados nesses 15 meses de gestão, onde o foco foi retomar o protagonismo de Canoas, para que a cidade não ficasse conhecida apenas pelas suas mazelas, e sim por suas virtudes. “Todas as nossas metas fazem parte do nosso Programa de Governo, no qual trabalhamos, incansavelmente, para oferecer serviços públicos de qualidade, com transporte mais digno, segurança efetiva, recuperando a cidade para atrair mais investimentos privados, gerando emprego e renda e, consequentemente, mais desenvolvimento para Canoas. Nosso governo, desde o primeiro dia, é firmado em 5 pilares fundamentais: salvar vidas, cuidar das pessoas, cuidar da cidade, retomar o desenvolvimento e qualificar a gestão. E o resultado das metas é o reflexo dessa cidade que nós queremos”, enfatizou o chefe do Executivo.

Em sua terceira gestão, o Prefeito Jairo Jorge destacou que os números apresentados aos servidores na manhã desta quarta-feira é um índice histórico de governo. “Este é o melhor resultado desde 2009 e eu agradeço a todos que trabalharam muito, com protagonismo compartilhado. Não existe uma pessoa apenas que faz, é um trabalho de equipe, em conjunto”, agradeceu Jairo.

Para 2022, os secretários e gestores terão novos desafios para executar projetos prioritários para o desenvolvimento da cidade. O prefeito Jairo Jorge lembrou do momento histórico que o país vive e dos desafios que estão sendo enfrentados pelos canoenses, e elencou como foco 10 diretrizes básicas para os próximos passos da gestão. “Vivemos três crises juntas. A econômica, com o alto nível de desemprego, a sanitária, em função da Covid-19, e a humanitária, devido à guerra. É um momento singular e todas nos atingem diretamente. Por conta disso, trabalharemos neste próximo ano com maior sensibilidade, convidando os canoenses a construírem, junto com a administração, a Canoas que a gente quer, com humildade para servir, honestidade para mostrar, sabedoria para exercer, coragem para fazer e ousadia para inovar”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Canoas 

Compartilhe essa notícia: