Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial na noite de ontem, quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre estabeleceu novas regras para o transporte público. Desde março, estava vedado o transporte de passageiros em pé. O novo texto, no entanto, aumenta o número de pessoas permitidas dentro de cada ônibus e define a obrigatoriedade do uso de máscaras no coletivo. No entanto, a prefeitura não pretende impedir o ingresso de quem não estiver usando o acessório. 

O decreto também flexibilizou as regras do distanciamento social na área da construção civil, que estavam suspensas desde o dia 20 de março. As atividades poderão voltar a ser desenvolvidas, observando critérios para prevenir a contaminação por coronavírus.

“O transporte coletivo de passageiros deverá ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários, observada, além da capacidade de passageiros sentados, a lotação máxima de passageiros em pé limitados a 10 (dez) nos ônibus comuns e a 15 (quinze) nos ônibus articulados”, diz parte do decreto da prefeitura.

Texto: Caroline Musskopf

Compartilhe essa notícia: