Na quarta-feira (2) aconteceu uma coletiva no Paço Municipal, onde o prefeito Sebastião Melo apresentou o modelo escolhido para derrubar 19 andares do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão. Valor estimado é de R$ 3,9 milhões, com prazo de 120 dias de execução.
A operação deve agilizar o processo, sem precisar comprometer a segurança de pessoas que transitam na região. Implosão total não será necessária, por conta do Esqueletão estar encravado em meio outros prédios. A demolição convencional acontecerá em nove andares do prédio e implosão em outros dez andares. Será um trabalho manual que ocorre com o uso de ferramentas, como por exemplo: marteletes, talhadeiras e ponteiros. Já as mecânicas serão utilizadas maquinas e equipamentos pesados para derrubar ou remover as estruturas de diferentes tipos.
Também vão fazer o gerenciamento dos resíduos do resultado da demolição. Envolve o planejamento da obra, controle de consumo, segregação dos resíduos, transporte, armazenagem, tratamento e disposição final.