A prefeitura de Porto Alegre começa nesta quinta-feira (14) uma operação para remover 111 famílias da Vila Nazaré, na Zona Norte, para o loteamento Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. A ação reúne técnicos da Secretaria e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

O terreno liberado será utilizado para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. De acordo com a prefeitura, a obra permitirá que aviões da Europa, dos Estados Unidos e da África carreguem carga plena para pousar em Porto Alegre. Além disso, empresas do Rio Grande do Sul poderão enviar suas cargas diretamente do Estado, sem precisar transportar mercadorias de caminhão até São Paulo e de lá por via aérea. 

A previsão é de que o espaço seja liberado até 28 de fevereiro e as obras comecem em março. Na segunda-feira (11), 55 famílias assinaram contratos com a Caixa Econômica Federal para autorizar as transferências, que devem ocorrer entre os dias 19 de janeiro e 10 de fevereiro. 

Também deverão ser removidas 66 famílias da Vila Pepino, próxima ao local. Segundo o cronograma divulgado pela empresa Fraport, responsável pela pista, a entrega será concluída em 31 de dezembro.

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Compartilhe essa notícia: