O prefeito Sebastião Melo coordenou na manhã desta quinta-feira, 14, uma reunião de alinhamento para a assistência à população afetada pelas chuvas que atingiram Porto Alegre nos últimos dias. O encontro, que aconteceu no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), teve a participação da Defesa Civil Municipal.

Apesar da trégua na precipitação, as atenções dos órgãos de pronta-resposta seguem voltadas às áreas próximas ao Guaíba. Isso porque o vento sul segue represando a vazão do lago, que chegou a 2,44 metros de volume na Ilha da Pintada. A cota de inundação foi ultrapassada – reforçando a necessidade de atenção na região.

 

No Cais Mauá, o Guaíba chegou a 2,70 metros de profundidade – alta de 0,12 metros em relação à medição feita na madrugada. A cota de inundação é de 3 metros no local. Conforme a Defesa Civil, as comportas instaladas no local estão funcionando normalmente e podem ser acionadas em caso de necessidade.

Monitoramento  – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) monitora os parques localizados no entorno do Guaíba. No Trecho 2 da Orla, a água chegou à altura dos deques. Já no Pontal a água subiu 0,33 metros em relação à manhã da quarta-feira, mas não chegou a alagar o passeio público.

Emergências – Os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) permanecem disponíveis à população em caso de necessidade de assistência imediata.

 

Compartilhe essa notícia: