Na manhã de hoje (10), a Polícia Civil realizou a prisão de Marcelo Mattos Rocha, vulgo Alemão. Ele estava foragido em razão da participação na morte de Zambi Rodrigues Barros, ocorrida em 24 de agosto. O suspeito é apontado como motorista do carro em que Zambi foi transportado para o local em que foi morto e decapitado.
Segundo a investigação, Alemão também participou do incêndio de um dos veículos utilizados no crime. O corpo da vítima estava no porta-malas, e foi incinerado em uma tentativa de eliminação dos vestígios do crime. Marcelo se apresentou na 6ª DPHPP acompanhado de advogado e foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento, e após seguirá para o sistema prisional gaúcho.
Na época, o crime chocou os moradores da vila Cruzeiro. Zambi teve a cabeça localizada por uma pessoa dentro de um saco de lixo na Rua Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza. O corpo foi encontrado um dia depois dentro de um carro carbonizado, no bairro Belém Velho, também na zona sul.
A identificação, que necessitou de trabalho pericial, ocorreu somente em setembro. No total, já são 18 assassinatos em outubro e novembro envolvendo a disputa por pontos do de tráfico na capital e na região metropolitana.