Dá para confiar na gasolina oferecida pelos postos de Porto Alegre? É essa pergunta que a Operação Petróleo Real busca responder na manhã desta quinta-feira (8).

Promovida pela Secretaria de Operação Integradas e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – vinculada ao Ministério da Justiça, a ação irá testar a qualidade do combustível e a confiabilidade das bombas nos postos da capital, bem como a transparência das precificações nas promoções.

Confira no vídeo abaixo como funciona o processo:

 

Segundo o Procon, mais de 40 postos já foram fiscalizados desde o início de 2021, com menos de 10% apresentando irregularidades. Curiosamente, todos os problemas foram detectados na parte de conveniências, com produtos e alimentos fora do prazo de validade.

Além de órgãos federais, a operação envolve o Procon de Porto Alegre, Guarda Municipal, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Inmetro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. O Procon de Porto Alegre é um dos únicos do Brasil que está treinado e qualificado para realizar essa fiscalização.

 

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

Compartilhe essa notícia: