| Lívia Rossa |

Em entrevista ao programa Portal RDC, desta quarta-feira (4), o professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Augusto Neftali, explicou como funcionam as eleições norte-americanas.

A origem do sistema atual dos Estados Unidos teria relação com a colonização britânica, já que, para convencer os pequenos Estados a entrarem na União, foi garantida a participação e representação no Colégio Eleitoral.

De acordo com Neftali, a contagem de votos ocorre em cada distrito de forma independente, o que torna os resultados passíveis de contestação. Além disso, segundo o professor, uma cidade, mesmo que pequena, pode ter impacto significativo nas eleições.

“Nos Estados Unidos, o sistema eleitoral é diferente. A contagem acontece em cada distrito e é realizada por voluntários. Há muito envolvimento dos políticos neste processo. Uma pequena cidade pode definir a eleição inteira porque muda o voto daquele Estado e altera os eleitores do Colégio Eleitoral”, disse.

Para o professor do curso de Relações Internacionais, até às 14h da tarde desta quarta-feira, o candidato democrata Joe Biden possui uma pequena vantagem que o coloca mais à frente na corrida eleitoral. “Mesmo que [Donald] Trump [republicano] parasse de contar os votos agora, o Biden possui uma vantagem pequena”, afirmou.

Soma dos votos é diferente do Brasil

“Hoje o Colégio Eleitoral possui o número de deputados que o estado possui, somado ao número de senadores. Cada estado possui um total de delegados correspondentes à essa soma. Como o Senado tem duas vagas para todos os estados, os pequenos estados se tornam mais importantes na disputa e diminuem a força dos grandes”, explicou.

O professor disse que a eleição não funciona como a brasileira, na qual “o voto do gaúcho conta igual ao voto do paulista”. Sendo assim, cada eleitor em cada estado tem um peso diferente e cada estado escolhe para onde vão seus delegados e, só no fim, as eleições são contadas e computadas por meio do mapa, mostrando o resultado ganhador.

Compartilhe essa notícia: