Foto: Alex Rocha/PMPA

O Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário, criado pela Prefeitura de Porto Alegre em resposta às devastadoras enchentes que atingiram a cidade em setembro, começou a atender os moradores prejudicados, com um investimento estimado de cerca de R$ 20 milhões. O programa foi aprovado pela Câmara Municipal, e desde 4 de outubro, o comitê gestor tem realizado uma busca ativa de beneficiários em áreas críticas da cidade.

O comitê gestor realizou vistorias em 196 residências em colaboração com os moradores, e a partir dessas ações, instaurou 135 processos internos de avaliação. Até a data de hoje, 92 famílias tiveram pedidos de auxílio de diferentes naturezas encaminhados, demonstrando o compromisso em auxiliar aqueles que foram afetados pelas enchentes.

Até o momento, 24 núcleos familiares já foram contemplados com o programa de Estadia Solidária, enquanto outros 68 estão aptos a receber, ainda esta semana, auxílio para a compra de eletrodomésticos e móveis. Os números relativos à distribuição de auxílio serão continuamente atualizados nos próximos dias, à medida que o programa avança e mais moradores afetados pelas enchentes são atendidos.

A busca ativa seguirá até 31 de outubro nos locais atingidos. A partir de 1° de novembro, núcleos familiares que desejarem receber avaliação para ver se estão enquadrados nos critérios do programa devem se dirigir a alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ligar para o 156 para fazer a solicitação de análise.

A prefeitura também procura comerciantes que podem estar aptos a receber o auxílio para comércio/negócios, por unidades de triagem de resíduos que podem receber incentivo financeiro para reestruturação e de famílias que precisam ter casas reconstruídas (outros três benefícios previstos no programa).

Compartilhe essa notícia: