Foto: GCA/Divulgação PMPA

O lago que virou mar e a orla que virou beira de praia começam a voltar ao normal. Porto Alegre amanheceu ensolarada nesta quinta-feira (28) e com um Guaíba abaixo da cota de inundação do Centro: nível de dois metros e 88 centímetros. a redução da água gera alívio em quem frequenta a região, seja por lazer ou trabalho.

Passado o momento mais grave, as autoridades começam a se movimentar para reparar os estragos. Oprefeito da capital protocolou um projeto de lei na Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, para ajudar as famílias mais afetadas pela força das águas.

As medidas propostas são: um auxílio de 700 reais para quem perdeu a moradia; o fornecimento de cartões para a compra de móveis ou reestabelecimento de comércios pequenos; a compa de casas pré-fabricadas e a reconstrução de galpões de reciclagem. O investimento de 20 milhões de reais foi votado na tarde desta quinta-feira, na câmara de vereadores.

Outra consequência das inundações é o grande acúmulo de lixo. O departamento municipal de limpeza urbana iniciou as operações pelo trecho três da orla e pela avenida padre cacique. As comportas dois, quatro e seis do sistema que previne enchentes foram abertas. A expectativa é que seja possível retomar as atividades do catamarã e do cais embarcadero ainda nesta semana.

Compartilhe essa notícia: