Nesta segunda-feira (13), o ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, informou que a concessionária do Aeroporto Salgado Filho, Fraport, em Porto Alegre, deve apresentar um plano para retomada das operações da instalação aeroportuária até o final dessa semana.
Em entrevista à Globo News, Costa Filho declarou ainda não ser possível avaliar os danos estruturais causados pela inundação e nem os investimentos necessários para a reconstrução. Ainda de acordo com o ministro, a água atinge uma altura de 2,5 metros em alguns locais.
O terminal está fechado desde o dia 5 de maio por conta do alagamento provocado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Em um primeiro momento, a paralisação dos voos teria duração de cinco dias, mas após um dia a Fraport suspendeu todas as operações por tempo indeterminado.
Com o fechamento do principal aeroporto do RS, o governo anunciou na última quinta-feira (9) uma malha aérea emergencial para atender as demandas do estado.
Ao todo, 116 voos semanais foram adicionados para seis aeroportos regionais do interior gaúcho. Outros dois terminais em Santa Catarina também tiveram voos extras para ajudar no atendimento do RS.
Confira os voos por aeroporto:
- Caxias do Sul – 25 voos semanais
- Santo Ângelo – 2 voos semanais
- Passo Fundo -16 voos semanais
- Pelotas – 5 voos semanais
- Santa Maria – 2 voos semanais
- Uruguaiana – 3 voos semanais
- Canoas (base aérea da FAB) – 35 voos semanais, sendo 5 voos diários
- Florianópolis (SC) – 21 semanais
- Jaguaruna (SC) – 7 semanais
A malha emergencial atende só 17% da demanda do Salgado Filho. O estado tem outros 11 aeroportos. No entanto, parte deles não tem condições para receber operações regulares, sendo que só seis já contam com a estrutura necessária.