Desde o início da manhã desta quarta-feira, 17, o Quiosque da Cultura, na Praça Leonel Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker, foi transformado em um centro de realização de testes RT-PCR, para usuários agendados através das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. O espaço foi cedido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Em razão desse estado de calamidade, a SMCEL também está se somando ao trabalho feito pela Secretaria de Saúde, a fim de que a capacidade sanitária do município seja ampliada e qualificada”, afirma a técnica superior em Artes Visuais e Coordenadora do Quiosque da Cultura, Mari Velleda.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Tatiane Silva, serão feitos cerca de 250 testes RT-PCR por dia. “Hoje, estamos trabalhando aqui no quiosque e na Urest (Unidade Regional de Saúde do Trabalhador), mas, a partir do dia 22, na próxima segunda-feira, vamos atender apenas aqui na praça. Lembramos que as pessoas atendidas aqui foram encaminhadas pelas unidades de saúde”, disse.

Maria da Silva Ósio, de 25 anos, foi até uma das unidades do município e encaminhada para fazer o teste no Quiosque. Ela, que trabalha na saúde, disse que apresentou com alguns sintomas. “Estou com dor nas costas, senti perda do paladar e olfato, por isso fui até a unidade e vim fazer o teste”, contou.

 

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Compartilhe essa notícia: