Nesta terça-feira, 24, a Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022. De acordo com o que prevê o Fisco, cerca de 3,4 milhões de pessoas serão contempladas nesta etapa, o que totaliza um valor de R$ 6,3 bilhões. Com serviço disponível desde o começo da manhã, o depósito da restituição entra na conta bancária que consta na declaração.

De acordo com o que informa o governo, o valor será designado aos contribuintes com prioridade legal – idosos acima dos 80 anos, entre 60 e 79 anos, pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, doenças graves ou cuja a fonte de renda seja o magistério.

Para consultar a disponibilidade da restituição, o contribuinte precisa acessar o site da Receita, clicar em Meu Imposto de Renda e, feito isso, Consultar a Restituição. Contando com orientações e canais de prestação de serviço, a Receita afirma que o portal garante uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Há, também, a opção de utilizar o aplicativo que permite a consulta direta nas bases da Receita, informações sobre as restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O calendário de restituição do IRPF 2022 organiza o pagamento em cinco lotes, ocorridos entre os meses de maio e setembro. O segundo lote tem data de pagamento marcado para o dia 30 de junho, enquanto o terceiro está marcado para 29 de julho. Dia 31 de agosto e 30 de setembro serão realizados os dois últimos pagamentos referentes ao quarto e quinto lote, respectivamente.

 

Compartilhe essa notícia: