EPTC prevê ações no intuito de diminuir acidentes de trânsito. Foto: Alex Rocha / PMPA

Dados divulgados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) revelam que, de janeiro a novembro de 2023, Porto Alegre registrou uma queda no número de vidas perdidas nas vias públicas. Até o momento, foram contabilizadas 57 vítimas fatais no trânsito, oito a menos do registro total de 2022.

Além da redução de vítimas fatais, o mês de novembro registrou também diminuição nas ocorrências com feridos, tendo uma queda de 3,69% em relação ao mesmo período em 2022.

Mapeamento de acidentalidades contabilizados pela EPTC. Ilustração: Divulgação / EPTC / PMPA

Durante os 11 meses, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da EPTC, registrou um total de 13.775 sinistros gerais e 5.065 acidentes envolvendo pessoas feridas. O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch, informou que a empresa está trabalhando com ações de prevenção de acidentes de trânsito, melhora na sinalização viária em pontos com maior índice de acidentes, além de ações indicativas.

O mapeamento de acidentalidade também revelou que, ao longo do ano, o perfil mais impactado foi o de idosos (60 anos ou mais). Já o segundo perfil mais impactado é o de 26 a 35 anos de idade. As condições das vítimas mais afetadas são pedestres e condutores de motocicletas. Automóvel e motocicletas têm sido os modais com maior envolvimento em acidentes de trânsito.

Com base no registro de que idosos e pedestres são grande parte das vítimas fatais nos acidentes de trânsito deste ano, a equipe técnica da EPTC desenvolveu um projeto piloto que, entre as ações, está a redução da velocidade máxima em algumas vias.

Compartilhe essa notícia: