| Alice Ros |

Mais nove pacientes clínicos com Covid-19 desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (29). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Porto Velho às 22h50 e aterrissou na capital por volta de 05h30. 

Seis homens e três mulheres, com idades entre 30 e 74 anos, foram transferidos para três hospitais: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Nossa Senhora da Conceição e Vila Nova. Cada instituição recebeu três pacientes. Todos ocuparão leitos clínicos e serão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) apenas em caso de piora.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Clínicas já estão atendendo aos nove pacientes que chegaram na quarta (27). O grupo ocupa leitos de enfermaria e segue mantido em isolamento, inclusive de outros pacientes com Covid-19. O mesmo procedimento será repetido com os rondonienses que desembarcaram nesta sexta (29).

A primeira previsão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) era de que 15 pacientes desembarcariam em Porto Alegre entre 01h00 e 02h00 de hoje. Mais tarde, à noite, a previsão mudou para 10 pacientes. Os demais não puderam ser transportados por conta de uma piora clínica.

O governo do Estado mantém a previsão de que mais pessoas desembarquem no sábado (30). Os pacientes devem ser encaminhados ao Hospital Universitário de Canoas. 

O Rio Grande do Sul se colocou à disposição para receber 50 pacientes de Porto Velho. Com o transporte dos pacientes que já chegaram ao Estado, ainda há 32 disponíveis para o tratamento contra o vírus.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: