A chuva que iniciou nesta sexta-feira (10) segue até a segunda-feira (13) com índices elevados em diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgaram notas com alertas para riscos hidrológicos e geológicos em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e na região metropolitana, a MetSul Meteorologia aponta que os acumulados podem passar de 100mm em várias cidades da região, com lugares atingindo entre 150 a 200mm de chuva entre os quatro dias.
Conforme o Cemaden, o risco hidrológico deve ocorrer por conta destes altos acumulados de chuva que impactam na elevação acentuada dos níveis dos rios localizados nas bacias Uruguai, Alto e Baixo Jacuí, Taquari- Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Litoral. Essa elevação acaba agravando também a situação dos municípios que ficam localizados no baixo curso da bacia hidrográfica do Guaíba, como a região metropolitana de Porto Alegre e os municípios no entorno da Lagoa dos Patos. Uma previsão de mudança nos ventos na Lagoa dos Patos também pode dificultar o escoamento da lagoa para o oceano.
Em relação ao risco geológico, o documento do Cemaden destaca que na região da Serra Gaúcha há o risco muito alto de novos deslizamentos de terra e de quedas de barreiras à margem de estradas e rodovias, além da possibilidade de deslizamentos em encostas naturais e a reativação de deslizamentos recentes. O período de maior risco é entre o sábado (11) e o domingo (12).
A instabilidade só deve deixar o estado na terça-feira, com a chegada de uma massa de ar seco e frio. A MetSul destaca que este deve ser o primeiro dia com a temperatura baixa na maior parte do período e com características de inverno. A previsão é para uma mínima próxima de 10ºC e máxima de 16ºC.
O Rio Grande do Sul tem apresentado no mês de maio volumes de chuva com números recordes para o período. A média para o mês, de acordo com a Climatempo, costuma ser entre 100 a 180mm no estado. Apenas nos últimos dez dias, a região central já registrou 493,5mm de chuva, valor que deve seguir aumentando com os índices dos próximos dias.