O Ministério da Saúde (MS) enviará ao Rio Grande do Sul mais 645.150 doses de vacinas contra Covid-19. O lote, que deve chegar em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (02), é o maior enviado ao Estado até o momento. Serão 600.400 da Coronavac e 44.750 da Astrazeneca.
O avião deve chegar ao Aeroporto Internacional Salgado Filho às 6h05min. A previsão é de que, ao longo do dia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faça a distribuição das ampolas aos municípios.
A nova remessa será usada para vacinar pessoas que precisam completar o esquema vacinal da segunda dose da CoronaVac, 28 dias após a primeira aplicação, e para ampliar a imunização de idosos. As doses também devem imunizar profissionais de segurança pública, como gentes da força de segurança, salvamento e forças armadas. O grupo foi incluído como categoria prioritária no Plano Nacional de Imunizações (PNI) através de uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (31).
A definição detalhada dos grupos será feita pela SES e pelas secretarias municipais de saúde na Comissão Intergestores Bipartite, realizada nesta quinta-feira.
Foto: Cristine Rochol/PMPA


