As dificuldades para abrir uma empresa no Rio Grande do Sul e o excesso de burocracia no serviço público estão diminuindo cada vez mais, conforme aponta o boletim Mapa de Empresas, publicado recentemente pelo Ministério da Economia. Os dados são referentes aos primeiros quatro meses deste ano.

Segundo o levantamento, o estado subiu oito posições no “Ranking do tempo total de abertura de empresas nos Estados”. No terceiro quadrimestre de 2020, o Estado era o penúltimo colocado nesse item e, em quatro meses, alcançou a 18ª posição, apresentando redução de três horas no prazo de abertura de empresas.

Atualmente, o tempo médio para abrir um negócio no RS está em três dias e 17 horas. O objetivo do governo é alcançar as cinco primeiras posições no país até o próximo ano.

Uma das iniciativas que contribuiu para alavancar a posição do estado no ranking foi o projeto DescomplicaRS, implementado pelo governo gaúcho em agosto de 2019, e pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede). Com atuação de representantes da sociedade, o projeto tem atuado para ampliar o número de adesões de municípios gaúchos à RedeSimples. A ação é feita em parceria com o SebraeRS e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), onde os órgãos estaduais que emitem permissões para a abertura de um negócio estão integrados, acelerando o processo.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

Compartilhe essa notícia: